21/01

O Ceará possui 573 quilômetros de litoral com algumas das praias mais famosas do país – e do mundo – tais como Jericoacoara, Morro Branco, Canoa Quebrada, Praia do futuro e outras mais. A capital do estado, Fortaleza, possui duas principais praias: Praia do Futuro e a Praia de Iracema.

Quando o turista vem à capital e não possui muito tempo para ir às praias mais distantes, os recepcionistas vão indicar essas duas praias. Mas você sabia que o horário que você pretende ir à praia pode favorecer um ou outro passeio?

Vamos explicar.

PRAIA DO FUTURO – O principal diferencial dessa marca (inclusive ela é conhecida internacionalmente por isso) é a fenomenal estrutura de barracas de praia, com restaurantes em frente ao mar, massagistas, piscina com borda infinita, parque de diversão para as crianças, música ao vivo e outros tipos de entretenimento, tudo isso em frente ao mar.

Imagina você sentado em uma cadeira de sol olhando as águas verdes de Fortaleza e sendo servido de um peixinho pescado no dia e frito na hora? Delícia não é? Isso acontece na orla da praia do futuro e você pode usufruir desses serviços até umas 17/18 horas. À noite as barracas não costumam funcionar, a não ser nas quintas feiras quando dia dedicado ao caranguejo em terras alencarinas. Falaremos sobre esse costume em um próximo post.

Já na beira mar ou praia de Iracema, há um outro contexto.

BEIRA MAR – A avenida beira mar que engloba praia de Iracema, Meireles e Mucuripe, vem passando por uma suntuosa reforma que focou em acessibilidade e estrutura para a práticas de esportes. Não há a proposta de grandes barracas de suporte, mas apenas alguns quiosques. Porém, durante o período noturno, ocorre a famosa feirinha de artesanato e outros itens que se estende por boa parte da orla.

É comum que os fortalezenses e turistas assistam ao pôr do sol em algum espigão e pratiquem esportes durante a noite. Esse programa é fortemente recomendado por nós. Além disso é possível comer mariscos frescos no mercado dos peixes ou frequentar os variados restaurantes do entorno da avenida beira mar.

Assim, se você só tem um dia para ir à praia em Fortaleza, bate o ponto de manhã na PF (chamamos a praia do futuro assim), depois quando o “sol esfriar” segue pra BM (apelido da beira mar), assiste o pôr do sol, dá uma voltinha pelas barraquinhas e come uns mariscos no mercado dos peixes.

Feshow?