25/02

Viajar é bom e todo mundo gosta, mas, apesar de planejarmos por meses e até anos uma viagem, por vezes, acontecem alguns dissabores inesperados e, mesmo que não queiramos nos preocupar com os ricos, é importante saber o que fazer em situações que são cada vez mais comuns como o extravio de bagagens. 

Imagina que susto você iria tomar ao chegar – já cansado – em seu destino, sem mais roupas ou itens necessários que haviam sido despachados, e perceber que a mala não chegou ao mesmo destino que você?

Conversamos com a advogada Késsya Lima, que nos orientou com algumas medidas a serem tomadas caso isso ocorra com você: 

 

1. Mantenha a calma sempre: Por mais que seja uma situação extremamente desagradável, as pessoas de uma forma geral não reagem bem a outras quando estas estão falando em tom alto ou muito atordoadas – mesmo que tenham total razão – Assim, a tendência é que a situação tenda a se complicar ainda mais que não conseguirmos trabalhar a resiliência nesse momento; 

2. Informar o ocorrido à companhia aérea o mais rápido possível: sim, usualmente as companhias possuem guichês específicos para receber esse tipo de informação e um staff já treinado para proceder da forma mais adequada ao contexto. É nesse momento que será preenchido o RELATÓRIO DE IRREGULARIDADE DE BAGAGEM (RIB); 

3. Oficializar o ocorrido: – caso o passageiro deseje ingressar com futura ação judicial, é importante que o fato seja registrado e poderá ser feito por e-mail ou entrando em contato com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC);

4. Registro de boletim de ocorrência: Caso haja suspeita de furto, um Boletim de Ocorrência deverá ser registrado. É possível fazer pela internet; 

5. Conheça seus direitos:

 • O prazo para devolução de bagagem em caso de voos nacionais é de até 7 dias úteis. Em voos internacionais esse prazo se estende para até 21 dias úteis;

• Quando o viajante está fora da cidade em que reside, é possível exigir uma compensação financeira com o escopo de adquirir itens de primeira necessidade; 

• Caso a bagagem não seja localizada, é cabível o ajuizamento de ação contra a companhia aérea com vistas ao pleito de indenização para ressarcimento dos valores materiais perdidos, gastos básicos e danos morais. 

 

Além disso, existem alguns recursos online que também podem ser utilizados a título de diálogo com a cia como o site RECLAMEAQUI.COM.BR. Apesar de ser uma ótima ferramenta para o consumidor, a reputação das empresas na plataforma variam. Latam atualmente é colocada como “Bom” com uma nota 7.0, a Gol como “Regular” com uma nota  6.3 e a Azul como “Ótimo”, atualmente com uma nota 9.1. Sempre bom escolher bem a cia aérea né? 

Por fim, é importante viajar cercado de uma rede de apoio que possa lhe oferecer o suporte necessário dentro dos mais diversos incidentes que venham a se manifestar. Em razão disso, o Hotel Aroporto Montese Star possui a primeira rede de apoio biopsicossocial aos seus hóspedes, com parcerias junto a inúmeros serviços que podem ser úteis ao hóspede. Confira mais na nossa sessão STAR CLUB. 

ANOTA AÍ :) – SAC Principais cias aéreas

GOL  0800 704 0465

LATAM 0300 570 5700

AZUL 0800 880 1141

AVIANCA 0800 286 6543

TAP 0800 888 2066

AIR FRANCE 0800 724 8352

AIR CANADA 0800 282 1258

Se precisar de um advogado

KÉSSYA LIMA : 85 99732 2672 

@KESSYA.ADVOGADA